Centro Hospitalar do Alto Ave
 
Pesquisa
  Emergência Informações Úteis Mapa do Site Mapa HEPE
 
 
 
 
 
Serviços
 
Anestesiologia e Unidade da Dor

Área do Serviço

Apresentação:

O Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave tem a sua estrutura física localizada ao piso I. Em termos de funcionalidade está incluído no Centro de Responsabilidade Cirúrgico.

Cerca de meia centena de profissionais, Médicos Anestesiologistas e Enfermeiros, tentam proporcionar aos doentes que necessitam dos seus cuidados, o máximo de qualidade, aplicando o estado da arte da Especialidade.

O Serviço distribui a sua actividade assistencial a todas as Especialidades Cirúrgicas e Médicas que dela necessitem, em duas estruturas hospitalares, Fafe e Guimarães, nas áreas de:

 

Consulta pré-anestésica

Responsável: Dra. Lísia de Barros

Esta pode ser efectuada em regime externo ou interno, respectivamente para doentes não internados ou internados. É fundamental na avaliação do estado físico e antecedentes pessoais dos doentes, antes do exame ou intervenção cirúrgica. É na consulta que são explicadas as possibilidades e esclarecidas as dúvidas em relação ao acto anestésico e assinado o consentimento para o mesmo.

 

Anestesia no Bloco Operatório convencional e de ambulatório, que no seu conjunto englobam doentes que deverão ficar ou não internados, segundo regras perfeitamente definidas, quanto ao local onde vão ser efectuados, Unidade de Cirurgia do Ambulatório ou Bloco Operatório Central, ao tipo de cirurgia a efectuar, ao risco anestésico, adequando a opção anestésica, a todas estas variáveis, não esquecendo a livre escolha e consentida, após informação, por parte do doente.

 

Anestesia Fora do Bloco Operatório, para exames complementares de diagnóstico ou mesmo terapêuticos, para os Serviços de Radiologia, Pneumologia, Gastroenterologia e Cardiologia.

 

Anestesia Obstétrica

Responsável: Dra. Neusa Lages

Enquadra-se fundamentalmente na assistência á grávida e ao parto. As grávidas, quer programadas para cesariana electiva ou parto vaginal, são avaliadas em consulta prévia de anestesiologia. É proposta a técnica anestésico/analgésica, esclarecidas dúvidas e assinado o consentimento informado.

A analgesia de trabalho de parto é uma realidade 24/24horas. Destacam-se vários métodos de analgesia de trabalho de parto, desde a mais comum, analgesia epidural, até outras formas de analgesia endovenosa, utilizadas principalmente quando existe contra-indicação à primeira.

Inclui-se também nesta unidade toda a assistência a situações decorrentes da gravidez e parto.

A Unidade de Esterilidade, como sector importante do Serviço da Ginecologia-Obstetrícia, tem por parte do Serviço de Anestesiologia, apoio quando necessário.

 

 

 

Unidade de Dor Aguda

Responsável: Dra.Cristiana Fonseca

A dor aguda pós-operatória é tratada a todos os doentes submetidos a intervenção cirúrgica, com protocolos específicos, destacando-se as técnicas não convencionais de analgesia. Das mais utilizadas, poderemos destacar: “analgesia controlada pelo doente”, quer sobre a forma de analgesia epidural, perineural ou subaracnoideia, contínuas.

A dor aguda, tem também actuação em doentes não cirúrgicos, vítimas de trauma ou de dor isquémica dos membros, com prescrição de esquemas analgésicos adequados á situação do doente.

O controlo de eficácia e dos efeitos adversos está fundamentalmente baseada na avaliação diária, 24/24h de um excelente grupo de Enfermagem do Serviço de Anestesiologia.

 

Unidade de Dor Crónica

Coordenadora: Dra. Celeste Gonçalves

Esta unidade tem como objectivo assistencial primário o tratamento de doentes de dor crónica, oncológica ou não, exercendo a sua actividade em dois pólos: Guimarães e Fafe. A sua actividade tem um componente de Consulta Externa, e um de Consulta Interna, a doentes com diversas patologias que obrigam a internamento.

Tem como ponto importante a ocupação de dois tempos mensais, no bloco operatório, para procedimentos invasivos em diversas áreas corporais.

 

Ensino, Formação e Actividade Científica

O Serviço no âmbito da formação Pós-Graduada possui idoneidade formativa para ensino de Médicos Internos da Especialidade, completando as valências nos Hospitais de S. João, Centro Hospitalar do Porto e Hospital de V. N. de Gaia.

Os Internos de Especialidade são um grupo que leva de forma activa ou passiva á evolução técnico-científica de todos os recursos humanos do serviço. A permanente presença de Internos de Especialidade de outros Hospitais é fruto do desenvolvimento do Serviço em áreas do saber, importantes para a prática quotidiana da anestesiologia, traduzindo-se numa maior satisfação para os doentes.

Colabora, com a presença de vários monitores, médicos Anestesiologistas e Enfermeiros de Anestesiologia na Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário na Formação Pós Graduada de Enfermagem em Anestesiologia.

Também de acordo com os pedidos da Escola de Ciências da Saúde, o Serviço proporciona no âmbito da formação Pré-Graduada, contactos com a Especialidade, a alunos daquela Universidade. Esta parceria, facilita ao Serviço a utilização de bases de dados, proporcionando a pesquisa nas mais diversas e importantes revistas da especialidade.

A representação por parte de elementos do Serviço como Palestrantes em várias actividades científicas, nacionais ou internacionais é uma realidade, assim como a produção de artigos científicos em vários sectores da especialidade, nas quais o Serviço tem experiência, nomeadamente na área da anestesia loco-regional e da coagulação.

 

Panfletos informativos

 

Clique na imagem para ver o folheto

 
 
       Topo  
  Logotipo dos Hospitais SA 2014 Direitos Reservados - Centro Hospitalar do Alto Ave Símbolo de Acessibilidade na Web www.acessibilidade.net